Patrimônio Cultural

A Diretoria de Patrimônio tem o objetivo de fomentar, inventariar, apoiar e orientar a preservação dos bens materiais e imateriais produzidos por uma sociedade. Os bens materiais são as edificações e lugares. Os imateriais são as formas de expressão, ofícios, celebrações, lugares e saberes.

 

 

Biblioteca Estadual Darcy Cardeal

 

 

Biblioteca Darcy Cardeal na FCT

Integramos a Fundação Cultural do Tocantins, na Diretoria de Patrimônio Cultural, e funcionamos no mesmo prédio, atendendo de segunda a sexta- feira,  das 7h30 às 19h, e aos sábados, das 7h às 11h.

Ofertamos os serviços de pesquisa bibliográfica através do acervo local o qual dispõe de mai de 10 mil títulos, com obras nas áreas de: Literatura em geral, infanto-juvenil e tocantinense, Ciências Humanas, Físicas e Biológicas, Educação em geral (Psicologia, Filosofia, Sociologia, etc...), Ciências Exatas (Matemática, Contabilidade, etc...) História Geral e do Brasil, Arte, Teatro, Direito, Religião, além de inúmeras enciclopédias e outros. Também dispomos de literatura em Braille, e uma variedade de assuntos em CDs e DVDs. Disponibilizamos pesquisa On-line por meio de Internet gratuita, e o Cantinho da Leitura para crianças.

Aos municípios interessados no Sistema Estadual, oferecemos serviço de Orientação e Apoio técnico na implantação e modernização de Bibliotecas Públicas Municipais, possibilitando convênio tanto com o Sistema Estadual, quanto ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. Em vista disso, sempre serão muito bem vindas as visitas dos Senhores Prefeitos e Secretários Municipais da Educação.

Para os interessado nos serviços da Biblioteca Pública Darcy Cardeal, temos como pré-requisito o cadastro de usuários que poderá ser feito no balcão de atendimento, sendo necessário apresentar os documentos originais de RG e CPF mais o comprovante de endereço atualizado, além de uma foto 3x4.

A Biblioteca Profª Darcy Cardeal é a principal biblioteca do Estado. Atualmente está em processo de informatização e recebe em média 400 usuários por mês.

Calendário Cultural das manifestações tradicionais do Estado

 

O Calendário Cultural do Estado do Tocantins, criado através da Lei nº 1.525/2004 é uma ferramenta para a divulgação das manifestações culturais tradicionais do Estado. Procurando adequar e padronizar as informações referentes às manifestações culturais dos municípios tocantinenses no calendário cultural do Estado do Tocantins, foi publicada a Instrução Normativa nº 002/2007 (Diário Oficial nº 2.476 de 22 de agosto de 2007), na qual fica definido que uma manifestação para ser incluída no calendário cultural do Estado deve estar inserida no contexto histórico, social, cultural e político da localidade; ser realizada há pelo menos cinco anos de forma continua e que faça parte da tradição e da memória local. O calendário também oferece as datas referentes ao aniversário dos municípios.

Reza também o artigo 2º da referida Instrução Normativa que qualquer pessoa ou instituição tem legitimidade para propor a Fundação Cultural do Estado do Tocantins a inclusão de evento no calendário cultural do estado. Portanto, essa página ficará em aberto e, na medida em que os pedidos de inserção forem chegando serão avaliados e acrescidos de acordo com as determinações da normativa.

 

Maiores informações: Diretoria de Patrimônio Cultural - 63 3218 3312.