Mestre Marco Aurélio
Mestre Marco Aurélio
Marco Aurélio de Castro Santos, nascido em Goiânia (GO) em 10/12/1972
Os primeiro passos no Tae Kwon Do começaram na década de 80, quando já tinha completado 11 anos idade, fraturou o braço e ficou com seqüelas, procurou o esporte como fisioterapia recomendado pelo médico pois o mesmo não tinha condições financeiras para pagar uma clinica especializada, foi assim que iniciou no Taekwondo tendo como professor o Sr. Jorge Luis Elias Gomes, conhecido como Mestre Elias, a quem deve praticamente todo seu conhecimento técnico.
Sua carreira como atleta iniciou em 1989 com uma média de três competições ao ano dentre as quais se destacou em títulos:
- Tri-campeão (das etapas estadual 1989)
- Campeão Estadual (1989)
- Selecionado para disputar a vaga da seleção Brasileira Junior (1990)
Devido as grandes dificuldades que o esporte amador encontra em nosso país, encerrou sua carreira em 1990.
Em 1994 mudo-se para o estado do Tocantins, para cidade de Gurupi, iniciou dando aulas de Taekwondo em academias de Karate, revolucionando as artes macias da cidade.
Passou a ser um dos Professores mais respeitado tecnicamente e intelectualmente, pois ele respeitava todos os professores de artes macias, tendo um ciclo de amizade e companheirismo com todos.
Em 1996 ele se torna Faixa - Preta 2º DAN exame realizado Goiânia-GO.
No ano de 1998 mudou-se para capital do Estado Tocantins (Palmas), montando sua academia e iniciando seu trabalho para unificação do taekwondo no estado. Juntou-se com outras academias e com o Professor Pedro Araújo iniciando a criação da FETAETO - Federação de Taekwondo do Estado do Tocantins, idealizada pelo Mestre Elias que foi o grande incentivador e colaborador para o crescimento do Taekwondo no Estado Tocantins.
A parti de 1999 passou a viajar pelo estado, uma visita por mês nos fins de semana ministrando aulas e capacitação para alunos e professores. Começando pela cidade de Nova Olinda (professor Alberto), e Santa Fé do Araguaia (auxiliar Wendell).Hoje Mestre Wendell o Tocantinense mais graduado.
Em 2001 se tornou Faixa-preta 3º DAN em exame realizado Goiânia-GO, passando a ser o Faixa - Preta mais graduado no Estado do Tocantins.
Ao chega o ano de 2006 o então professor Marco Aurélio se torna Mestre se graduando Faixa-preta 4º DAN em exame realizado em Palmas-TO, e assim tendo autonomia para realizar exames de faixas coloridas.
A parti deste ano Mestre Marco Aurélio inicia um trabalho de revitalização do Taekwondo juntamente com o Mestre Pedro Araújo, trabalhando para uma maior integração dos atletas e professores junto a Federação (FETAETO).
No ano de 2007 se torna instrutor, Mestre e Examinador Nacional o mesmo realizado em Brasili-DF, No mesmo ano Mestre Marco Aurélio se Forma no Curso Superior de Filosofia mantido pelo CESB, com diploma Registrado pela UFG.
Em 2009, Mestre Marco Aurélio tem seu reconhecimento e é convidado a ser diretor Técnico da FETAETO, por intermédio da federação consegue o maior cargo de sua carreira no taekwondo, Membro do Tribunal Superior de Justiça e Desportivo da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD),neste mesmo ano deixa o cargo, mas se graduo-se Mestre 5° DAN dando autonomia para o Estado do Tocantins para formação de Faixas pretas até 3° DAN