Mais Educação, Segundo Tempo, Olímpiadas Escolares
Senhores taekwondistas, o ano de 2010 inicia com mais uma vitória do nosso esporte no Brasil. Por sua vez o Ministério da Educação fechou uma parceria histórica com o Ministério dos Esportes, programa segundo tempo, para as escolas públicas das capitais e regiões metropolitanas do país. A referida parceria é direcionada as escolas públicas de baixo IDEB que estiverem credenciadas durante ao no, no Programa Mais Educações do MEC.
Esclarecimentos.
- Continuará o mesmo modelo com está sendo realizado no Programa Mais Educação pela SECAD/MEC.
- O MEC continuará com o mesmo programa PDDE já estabelecido para as escolas públicas credenciadas, assim como o fornecimento do kit para as práticas do taekwondo e mais o kit de material do segundo tempo do Ministério dos Esportes.
- O MEC continuará pagando o mesmo valor de R$300,00 para o custeio dos monitores de taekwondo nas escolas públicas e mais o valor pago pelo ME, que será de até R$900,00.
- O Ministério dos Esportes financiará um professor de educação física e mais um monitor para a escola pública, conforme os valores à cima citados.
- Em 2009 foram 5.000 escolas públicas credenciadas que participaram do Programa Mais Educação e para 2010 há um crescimento bem superior (conforme grade 2010 que está sendo concluída pelos técnicos da SECAD/MEC) deverá chegar a 10.000 escolas.
- O Ministério dos Esportes fornecerá a formação para os monitores de taekwondo que atuarem no projeto de acordo com o programa estabelecido para a escola.
- Essa parceria entre MEC/ME, se faz valer a onde o programa mais educação da SECAD/MEC esteja funcionando, ou seja nas capitais e regiões metropolitanas com população a cima de 164 mil habitantes em que as escolas credenciadas sejam de baixo IDEB - Índice de desenvolvimento da educação básica.
- Também foi reformulado o kit de taekwondo para 2010, de acordo com a reunião realizada com os técnicos da SECAD/MEC, substituindo os tatames de 40mm pelos de 20 mm, assim aumentou a quantidade para 50 tatames emborrachados e mais 09 raquetes para chutes.
Por onde começar?
Nossa sugestão é buscar informação e apoio nas secretarias municipais e estaduais de educação e de esporte, pois mesmo com todas as informações disponíveis pode haver procedimentos de rotina e trâmites que não são publicados. Um apoio de qualquer nível da esfera governamental será de grande e fundamental ajuda.
Fontes para sua consulta
• Sobre o Mais Educação
• Sobre a parceria do Segundo Tempo e Mais Educação
• Sobre as Olimpíadas Escolares
• Apresentação sobre as Olimíadas Escolares